Bellur Krishnamachar Sundararāja Iyengar, mais conhecido como B.K.S. Iyengar, ou Gurujī, nasceu em 1918, no sul da Índia. Sua família pertencia a uma pequena comunidade de brâmanes no povoado de Bellur. Gurujī nasceu muito frágil e debilitado por várias doenças durante toda a infância. Mau aluno na escola, não conseguiu seguir adiante com os estudos.
Aos 16 anos começou a praticar yoga por influência do seu cunhado, o renomado yogi Sri Tirumalai Krishnamacharya. Gurujī recuperou a sua saúde através da prática e aos 18 anos foi enviado a Pune para ensinar yoga em um clube de elite na cidade. Foi durante esse período que o método Iyengar Yoga começou a se desenvolver.
Sua família, buscando assegurar-lhe uma vida mais estável, arranjou-lhe o casamento aos 25 anos com a jovem Ramamani. Durante os anos que viveram juntos, Ramamani foi a grande apoiadora do trabalho de Gurujī. Iyengar a homenageou nomeando a escola que fundou em 1975, em Pune, o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute.
Gurujī foi um dos primeiros divulgadores do yoga no ocidente, tornando-o acessível a todos. Escreveu inúmeros livros, sendo o mais importante deles o Luz sobre o Yoga, conhecido mundialmente. Seus ensinamentos o colocam dentre os mestres de yoga mais respeitados e influentes do mundo.
B.K.S. Iyengar morreu em 20 de agosto de 2014, em Pune, na Índia e deixou seu legado para milhares de praticantes, professores certificados e centenas de escolas espalhadas pelo planeta.